SAÚDE

Preta Gil revela que amputou o reto devido ao câncer: "Não posso ter vergonha"

A cantora disse que sua luta contra a doença não é fácil, mas ressaltou que não pode se envergonhar

Preta Gil - Reprodução/Globo
Preta Gil - Reprodução/Globo

Preta Gil, de 50 anos, revelou que precisou amputar o reto devido ao tratamento contra um câncer que teve início no intestino em 2023 e que voltou este ano com quatro tumores em locais diferentes do corpo: dois linfonodos, uma metástase no peritônio e um nódulo no ureter.

Em entrevista ao Fantástico, da Globo, exibido na noite deste domingo (08/09), a cantora disse que sua luta contra a doença não é fácil, mas ressaltou que não pode se envergonhar de ter amputado o órgão, que começa no fim do intestino grosso, imediatamente após o cólon sigmoide, e que termina no ânus.

“Em seis meses, quatro tumores nasceram. Não é fácil, mas a gente não tem outra opção a não ser encarar. Tudo nessa doença é um grande tabu. Amputei o reto e não posso ter vergonha [disso] porque é a minha realidade”, declarou.

Na sequência, ela explicou que a amputação ocorreu em agosto de 2022, quando retirou o câncer e o reto, iniciando então uma reabilitação intensiva com uma equipe de fisioterapeutas, cirurgiões, oncologistas e enfermeiros. “Em agosto do ano passado, exatamente um ano atrás, eu tirei meu câncer e amputei meu reto. Nesse um ano, venho fazendo reabilitação com tratamento de fisioterapeutas pélvicos, cirurgiões, médicos oncologistas, enfermeiros. E venho me reabilitando”, disse.

“As pessoas acham que eu fiz essa cirurgia agora. Não. Esta cirurgia eu fiz há um ano atrás. Agora, estou em um novo tratamento, com novos focos, em tumores que também serão sanados, também serão curados com toda minha fé”, acrescentou.

A artista também falou sobre o apoio do pai, Gilberto Gil, ainda no primeiro tratamento. “Uma conversa que eu tive com ele na UTI, quando eu tive a septicemia no ano passado, e eu estava muito mal, muito mal mesmo. Ele viu que eu estava lutando pela minha sobrevivência, sentiu isso e me deu um conselho: se estivesse pesado para mim, naquele momento, que se eu não quisesse mais, que eu fosse. Isso é amor, uma prova de amor”, relembrou.

Neste domingo, ela recebeu alta hospitalar, após concluir um novo ciclo de quimioterapia. Preta, que voltou ao hospital na última quinta-feira (05/09), comunicou sua ida para a casa onde está hospedada, em São Paulo. “Dias difíceis, mas tranquilos. Vou para casa”, declarou ela nas redes sociais.

O câncer voltou cerca de um ano depois dela ter feito tratamento e anunciado que estava curada em 2023: “Amores, vindo aqui falar com vocês. Como sempre eu fiz, desde o começo do meu diagnóstico, lá no ano passado, contar para vocês exatamente o que está acontecendo. Eu tive um câncer no intestino que tratei, me curei dele, fui liberada pelos médicos completamente para seguir uma vida perto da normalidade, obviamente com a minha reabilitação, estava indo muito bem na minha reabilitação e tenho exames periódicos para serem feitos enquanto estiver em remissão”, começou ela, que disse que a doença voltou em quatro lugares diferentes”.

Vale destacar, que é a primeira entrevista da cantora depois de começar um novo tratamento contra o câncer.