(foto: Reprodução/RedeTV!)Sikêra Jr.
A Justiça Federal condenou o apresentador Sikêra Jr. por declarações consideradas discriminatórias contra a população LGBTQIAPN+, feitas durante a exibição do programa Alerta Nacional, da RedeTV!, extinto em 2023.
Na ocasião, em junho de 2021, o comunicador reagiu de forma agressiva a um comercial da rede Burger King que celebrava a diversidade, e disparou: "Vocês são nojentos. A gente está calado, engolindo essa raça desgraçada, mas vai chegar um momento que vamos ter que fazer um barulho maior. Deixa a criança crescer, brincar, descobrir por ela mesma. O comercial é podre, nojento. Isso não é conversa para criança".
A decisão da condenação de Sikêra Jr. estabelece o pagamento de multa e a prestação de serviços comunitários, além de reconhecer que as falas ultrapassaram os limites da crítica e configuraram ofensa a um grupo social vulnerável. Apesar disto, ainda cabe recurso por parte da defesa do apresentador.
O ex-funcionário da RedeTV! foi condenado a três anos e seis meses de prisão, pena convertida em prestação de serviços comunitários, além do pagamento de multa equivalente a 50 salários mínimos, valor que deverá ser destinado a instituições que atuam na defesa da população LGBTQIAPN+. A ação foi movida pelo Ministério Público Federal no Rio Grande do Sul.

Loja física e online de produtos para o público LGBTQIAPN+ Vista-se de ORGULHO com a Pride Brasil! pridebrasil.com.br Rua Augusta, 1371, Loja 17, em São Paulo.

