PATERNIDADE

Thales Bretas, viúvo de Paulo Gustavo, participa de especial do Dia dos Pais do Arena dos Saberes, na TV Cultura

Gabriel Chalita e Thales Bretas no Arena dos Saberes - Divulgação/TV Cultura
Gabriel Chalita e Thales Bretas no Arena dos Saberes - Divulgação/TV Cultura

Em homenagem ao Dia dos Pais, nesta quinta-feira (08/08), Gabriel Chalita recebe, no Arena dos Saberes, Thales Bretas, pai do Gael e do Romeu, fruto do relacionamento com Paulo Gustavo (1978-2021). Eles conversam sobre a importância da figura paterna, como filho e como pai. O episódio vai ao ar na TV Cultura, a partir das 20h.

O médico dermatologista começa a edição falando sobre seu pai. “É um grande herói e também um pai imperfeito, mas que me serviu de muitas coisas como caráter, trabalho. Ele é médico como eu e sempre precisou trabalhar bastante porque éramos em três e teve a gente muito jovem”, conta.

Sobre sua decisão e de Paulo em serem pais, Thales diz: “Quando eu era criança, eu sempre me imaginava com gêmeos e sempre fui fascinado pela mulher grávida, ter um bebê, que cresce e vira uma pessoa (…) mas quando eu me descobri gay, eu tive conflitos (…) minha mãe perguntava: ‘então eu não vou ser avó?’ Eu sou fértil, sou homem, posso ter filhos e também posso adotar. A paternidade nasce de vários motivos, eu quero ser pai, só não sei como isso vai acontecer. Aí conheci o Paulo e ele já tinha o sonho de ser pai, muita ansiedade”.

“Você conta histórias para seus filhos?”, pergunta o apresentador. “Eu leio para eles quase toda noite e agora eles estão começando a me pedir histórias inventadas e eu tenho um pouco de dificuldade, é difícil”, afirma.

O profissional de saúde expõe ainda como foi contar aos filhos sobre a morte do ator e humorista e a importância de falar do luto. A edição traz os depoimentos dos pais e irmã de Bretas, e de Déa Lúcia.

Por fim, no quadro Terceiro Sinal, Chalita conversa com Dando Baumgartner, proprietário da agência Way Models.