Nesta quinta-feira (17), a cantora Liniker, de 27 anos, se tornou a primeira artista assumidamente transexual a ganhar um Grammy Latino na história. A artista brasileira conquistou o gramofone de ouro na categoria de ‘melhor álbum de música popular brasileira’ e celebrou a sua vitória diante da plateia de músicos do evento.
“Eu sou Liniker. Sou uma cantora, compositora e atriz brasileira. Hoje algo histórico acontece para a história do meu país: é a primeira vez que uma artista transgênero ganha um Grammy!”, disse ela, em espanhol, sendo ovacionada pelo público.
“Eles estão comigo desde o início, sonhando junto comigo. Muito obrigada a todos vocês! Estou muito feliz, façam muito barulho!”, pediu a artista, falando em inglês no final bastante emocionada.
A última artista trans que havia sido indicada no Grammy foi a escocesa Sophie em 2019, na categoria de melhor álbum dance e eletrônica. Em 2021, a artista acabou falecendo de maneira precoce após cair acidentalmente de uma varanda em Atenas, na Grécia, enquanto tentava tirar uma foto da Lua.