Nesta sexta-feira (3), a Netflix confirmou o cancelamento da série turca, “If Only“, antes de iniciar suas novas filmagens, após o Ministério da Cultura da Turquia exigir, sob o argumento de que LGBTs são imorais, que as gravações no país só seriam permitidas caso a produção retirasse o personagem LGBT da história.
Diferente de outros países mulçumanos, a homossexualidade não é considerada crime na Turquia, mas ainda sim existe resistência por parte do governo e de sua população, com a comunidade LGBTQIA+. “Devido a uma personagem gay, a permissão para filmar a série não foi concedida e isso é muito assustador para o futuro”, disse a roteirista Ece Yorenc ao site de notícias turcas Altyazi Fasikul.
De acordo com o Deadline, a Netflix argumentou que está “profundamente comprometida” com a comunidade criativa do país e ressalta que a Turquia é um importante mercado em crescimento.
A produção de ‘If Only’ foi anunciada em março do ano passado, e teria a atriz Özge Özpirinççi no elenco principal. A história retrata uma mulher infeliz com o seu casamento que volta no tempo para o momento em que se tornou noiva de seu esposo para tentar reverter a situação.