O maceioense de 29 anos, Rico Melquiades, vem ganhando a atenção dos telespectadores da Record TV por conta de sua participação ácida no reality “A Fazenda 13”. Apadrinhado por Carlinhos Maia, o personagem mais carismático de ‘A Fazenda’ vem entregando ao público entretenimento e traçando todas as narrativas desta edição.
Descoberto no ‘De Férias Com O Ex – Celebs’, da MTV, o humorista já havia nos dado um aperitivo do que viria ser, a sua participação no reality rural da emissora de Edir Macedo. No canal musical, Rico protagonizou os maiores barracos da temporada, tendo que ser, inclusive, contido por seguranças do programa e trancado em um quarto, para evitar uma possível agressão após descobrir que seu ex beijou um de seus inimigos. A complexidade de seu personagem e sua intensidade, atualmente pode ser visto sob o comando de Adriane Galisteu.
Tendo suas qualidades expostas e os defeitos emanando pelo jogo, Rico é a corda bamba que nós torcemos para não cair. Poucos são os personagens que, ao mesmo tempo, são capazes de escrever não somente o seu roteiro como também de toda a história. O humorista é quem decide qual dos 17 personagens restantes acabará tendo destaque no episódio, já que toda a trama levada aos telespectadores envolve a sua atitude naquele dia.
Exagerado, Rico cria a caricatura de si mesmo, incorporando elementos de nomes marcantes de nossa dramaturgia. Em um jogo de R$ 1,5 milhão, o influenciador preferiu não fazer a linha sofredora, como Paulina Bracho ou Maria do Bairro, mas sim, trazer ao público as vilanias mais cômicas que podemos assistir. Combatente, Melquiades reage às críticas com agressividade, mas sempre aflorando o seu lado humano e arrependido entre lágrimas no fim das discussões. Sem abaixar a cabeça, Rico é a verdade nua e crua, que não tem medo de expor seus concorrentes e apertar na ferida de cada um suas próprias contradições.
Em um ano que tivemos Gil do Vigor – quarto lugar do ‘Big Brother Brasil 21’, o diretor de ‘A Fazenda’, Rodrigo Carelli, preferiu dar espaço para o próprio e único Rico Melquiades. O humorista não é a continuação dois ponto zero de Gil, mas sim sua versão única de seu próprio personagem. Enquanto do Vigor camuflava sua malícia em seu carisma, como se indignar de determinada personagem não enxugar suas lágrimas ou insinuar que usava uma tragédia familiar de forma importuna para comover o público, Melquiades é o traço mais singelo de falar na cara dos seus oponentes tudo o que pensa, doa a quem doer. Dele, saíram momentos marcantes na décima terceira edição de ‘A Fazenda’, como falar na cara de Solange Gomes que ela é fofoqueira sim e ele também. Em outro momento, Melquiades expôs Gui Araújo sobre influenciar, por para trabalhar todos aqueles que reclamam de dores no confinamento, sempre respaldado pelo flashback para dar o aval de que não mente ou que comete injustiças ao desmascarar seus concorrentes.
No maior estilo Aguinaldo Silva, o humorista permeia entre grandes vilãs de nossas novelas, levando seu toque de Carminha de ‘Avenida Brasil’, ao satirizar sua forma de delegar as obrigações dos peões durante o seu mandato como fazendeiro da semana, mostrando que ninguém estava acima dele naquela ocasião. Melquiades também tem incorporado em seu personagem, os deboches de Nazaré Tedesco, de ‘Senhora do Destino’ e os deslumbres de Bia Falcão, de ‘Belíssima’. Poucas foram as vezes em que Rico tocou em seu passado difícil com um pai alcoólatra e a mãe vítima de violência doméstica. Assim como seu personagem, o nordestino prefere seguir em frente com uma imagem forte e que não cederá as suas dores.
Como um bom autor de sua própria trama, Rico não tem medo de levar seu personagem ao extremo ou colocar em xeque a sua aprovação pública. Melquiades poderia escrever a sua própria história fora do confinamento, caso não tivesse topado participar desta edição, mas esta edição não poderia escrever a sua história sem a presença de Melquiades. O humorista, amado ou odiado, é possivelmente o único candidato, até o momento, a altura do prêmio milionário do programa. Seja pelo ‘sofá’ ou pela ‘internet’, é unânime a intensidade do amor ou ódio por sua pessoa. Não há meio termo de sentimentos com Rico Melquiades. E por conta desses extremos, o desfecho de seu jogo também pode ter consequências pelas suas escolhas.
Caso os telespectadores sejam justos com a sua participação no reality, no dia 16 de dezembro o Brasil descobrirá, se Rico sairá sem nada mas com a sua redenção humanizada como aconteceu com Carminha, se colocará um fim na participação de forma trágica – somente no jogo, como Nazaré, ou se sairá milionário desfrutando de passeios de helicóptero com seus ‘boys’ à la Bia Falcão. Quando se lembrarem de ‘A Fazenda 13’ no futuro, Rico Melquiades será um dos poucos que não terá sido esquecido…
***Este é um texto opinativo e não reflete necessariamente a posição do site.