Grupo formado por lésbicas, gays e bissexuais anuncia saída do movimento LGBTQ+
Uma nova organização chamada LGB International, formada por grupos de lésbicas, gays e bissexuais de 18 países, anunciou sua separação formal do movimento LGBTQ+.
A decisão, divulgada no último sábado (20), marca um dos episódios mais controversos no ativismo contemporâneo por direitos civis e reacende discussões antigas dentro da própria comunidade.
O grupo afirma que, ao longo dos últimos anos, o foco do movimento LGBTQ+ têm sido cada vez mais direcionado a pautas relacionadas à identidade de gênero, em virtude das lutas históricas por direitos ligados à sexualidade, como a descriminalização da homossexualidade, ainda em vigor em 64 países.
"Nós não rejeitamos a existência de pessoas trans, mas acreditamos que os direitos de lésbicas, gays e bissexuais precisam de um espaço específico de defesa. Hoje, esse espaço foi diluído em um debate mais amplo, que deixou para trás questões urgentes e globais", diz um dos porta-vozes da coalizão.
Entre os temas centrais do manifesto da LGB International está a crítica à transição de gênero em adolescentes, além da inclusão de mulheres trans em espaços reservados a lésbicas. Para os membros da nova organização, esse tipo de inclusão tem gerado conflitos entre identidade de gênero e orientação sexual.
Loja física e online de produtos para o público LGBTQIAPN+ Vista-se de ORGULHO com a Pride Brasil! pridebrasil.com.br Rua Augusta, 1371, Loja 17, em São Paulo.