VIOLÊNCIA

Após sofrerem transfobia, Irmãs de Pau desabafam: "A gente ficou muito machucada"

Irmãs de Pau - Reprodução/Instagram
Irmãs de Pau - Reprodução/Instagram

No último domingo (21/07), a Praça da Luz, em São Paulo, foi palco do evento Funk pela Educação e Juventude, promovido pela Prefeitura da cidade por meio da Secretaria Municipal de Cultura. Entre as atrações confirmadas estavam as Irmãs de Pau, dupla formada por Vita Pereira e Isma Almeida.

No entanto, nem tudo foi diversão. As funkeiras usaram as redes sociais para desabafar sobre episódios de transfobia que enfrentaram durante a apresentação gratuita que contou também com shows de MC Hariel, MC Mari, MC Daniel e MC IG.

Em um vídeo divulgado no Instagram, Vita relatou ter sido alvo de comentários debochados por parte de membros da equipe de artistas masculinos. Ela destacou que as agressões verbais não se limitaram somente aos bastidores, também ocorreram durante a apresentação. A funkeira também revelou que teve que lidar com zombarias por parte de alguns espectadores presentes.

“Eles não estavam sendo capazes de aceitar que tinha duas travestis ali no palco ganhando para falar o que a gente estava falando”, ressaltou. “É muito cruel! Eu sou humana, eu também sinto dores… a gente ficou muito machucada. As pessoas dando risada tanto no backstage, quanto no público”, desabafou.

“Estou falando sobre problemas estruturais que a gente ainda vive em 2024, dentro e fora de casa, e até em outros espaços onde a gente ocupa”, explicou. Vita Pereira também reforçou que o seu relato não diz respeito à organização do evento.

Já em nota oficial, Vita e Isma enfatizaram que, apesar do episódio, continuarão a seguir em frente. “O funk tem sua diversidade porque somos um movimento, viemos das periferias na qual esse território existe uma grande complexidade e pluralidade de pessoas”, declararam.

“Nós, travestis, estamos em todos lugares que queremos estar. Nós, irmãs de pau, estamos no funk, somos o funk, isso tem mudado a nossa realidade e de nossas famílias. É tão triste, desestimulante e desumano o que vivemos ontem, de ser piada pra vários ali presente, público e equipe de artistas masculinos que participaram o line. Foi triste mas não foi o suficiente pra apagar a nossa luz, beijos e até breve”, finalizaram.

Confira, abaixo, o comunicado: