O ex-jogador profissional de hóquei Janne Puhakka, de 29 anos, o primeiro atleta do esporte assumidamente gay da Finlândia, foi morto a tiros, no último domingo (13/10). Segundo o jornal finlandês YLE, o autor do crime foi seu ex-marido, o veterinário norueguês Rolf Nordmo, de 66 anos, que confessou o crime à polícia na segunda-feira (14/10).
O ex-companheiro revelou aos agentes que matou o ex-esportista com uma espingarda de caça. Policiais relataram que o casal havia terminado recentemente o relacionamento e os dois não estavam mais morando juntos.
Segundo o detetive Matti Hogman, no comunicado das autoridades, Nordmo assassinou seu ex-namorado por não aceitar o término da relação. Os responsáveis pela investigação disseram que Puhakka fez uma última visita ao apartamento para resolver questões práticas relacionadas à separação. Quando chegou ao local, Rolf Nordmo atirou no ex-atleta.
Apesar da confissão, a polícia ainda está investigando o caso. O corpo de Janne Puhakka foi encontrado em sua casa por um amigo do casal, que não conseguiu entrar em contato com o ex-jogador profissional de hóquei e ligou para a emergência. Nordmo está sob custódia das autoridades e será interrogado novamente.
Puhakka teve uma carreira de destaque no hóquei, começando aos 6 anos de idade e tornando-se profissional aos 20. Ele jogou por equipes como Blues, Espoo United e Les Rapaces de Gap, além de ter integrado a seleção finlandesa, conquistando a medalha de bronze no Campeonato Mundial Sub-18 de 2013.