OTÁVIO ANDRADE

Jovem é encontrado morto com sinais de espancamento no Rio de Janeiro; família suspeita de homofobia

Otávio do Nascimento de Andrade foi localizado na manhã desta terça-feira (20/08), com marcas de agressão na cabeça

Otávio do Nascimento de Andrade tinha marcas de espancamento e uma pancada na cabeça - Reprodução/Instagram
Otávio do Nascimento de Andrade tinha marcas de espancamento e uma pancada na cabeça - Reprodução/Instagram

Um jovem de 21 anos, identificado como Otávio do Nascimento de Andrade, foi encontrado morto na manhã desta terça-feira (20/08), no Elevado do Joá, na Zona Sul do Rio de Janeiro, com marcas de espancamento e uma pancada na cabeça. A família do moço suspeita de homofobia, uma vez que nenhum pertence dele foi roubado.

De acordo com as informações do portal G1, Otávio do Nascimento tinha marcas de espancamento e uma pancada na cabeça. O rapaz estava desaparecido desde o final da noite de domingo (18/08).

Segundo os parentes, ele havia sido deixado por um amigo, em um ponto de ônibus, em São Conrado, nas proximidades da Rocinha. De lá, ele pegaria uma condução para a Muzema, na Zona Oeste, onde morava com a família.

Preocupados com o desaparecimento, amigos e parentes de Otávio iniciaram uma campanha nas redes sociais ainda na noite de domingo, tentando localizar o jovem. Na segunda, o irmão registrou um boletim de ocorrência (BO) na 16ª DP (Barra da Tijuca).

Mas a notícia do falecimento só chegou à família na manhã de terça-feira, quando uma equipe do Hospital Municipal Miguel Couto, na Gávea, identificou o corpo e entrou em contato. O corpo de Otávio do Nascimento de Andrade foi encontrado por motoristas que passavam pelo Elevado do Joá e acionaram o serviço de socorro do Samu.

A família do moço afirma que ele não sofria nenhum tipo de ameaça, nem perseguição ao ponto de ser morto, o que reforça a hipótese de um crime de ódio. O corpo dele foi levado para o Instituto Médico Legal (IML), no Centro da capital fluminense.

Nas redes, coletivos de defesa LGBTQIAPN+ lamentaram a morte e pediram por justiça. Otávio do Nascimento foi sepultado na manhã desta quinta-feira (22/08), no Caju, zona portuária do Rio.

Em nota oficial, a Polícia Civil disse que o caso foi registrado na 14ª DP (Leblon) e que diligências estão em andamento para esclarecer os fatos. A a principal linha adotada pelos agentes é que tenha sido um crime de homofobia.