Entrevista

Manuella Tyler revela planos de candidatura a deputada após polêmica com Nikolas Ferreira: "Não é fácil"

Suplente de vereadora do PSOL marcou presença no bloco SeráQAbre?, em Salvador
18/02/2026 13:06
COMPARTILHE
Parceiro
Terra
Manuella Tyler e Lula(foto: Reprodução/Bruno Gonzaga)

Manuella Tyler e Lula

Manuella Tyler Medrado (PSOL), primeira suplente de vereadora de Juazeiro, na Bahia, marcou presença na estreia do bloco SeráQAbre?, durante o Carnaval de Salvador, na noite desta última quinta-feira (17), sob patrocínio do Grindr, incentivada pela campanha de prevenção Seguro com Local.

Em entrevista exclusiva ao Observatório G, a ambientalista, ativista e comunicadora destacou a importância da representatividade LGBTQIAPN+ no contexto político de modo geral. "Ser uma vereadora travesti na Bahia, em Juazeiro, onde a oligarquia domina, é, sobretudo, mostrar que há uma mulher trans que está construindo um projeto que não é apenas para beneficiar a comunidade, mas todo o conjunto da sociedade baiana. É muita responsabilidade, porque nós compreendermos quando somos a única, a primeira, abrimos caminhos para que outras venham", diz.

Sincera, Manuella Tyler apontou, ainda, a escassez de investimentos a eventos de meios públicos voltados para a comunidade durante o Carnaval. Para ela, é de extrema preocupação. "Há uma política que não está completando a diversidade LGBTI+. A Bahia lidera os índices de violência contra a comunidade de maneira geral, e estamos aqui para reafirmar que o Carnaval é tempo de folia, de alegria, também que de respeito", declara.

Polêmica com Nikolas Ferreira

A política, que viralizou nos últimos dias em um vídeo em que pediu para tirar uma selfie com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na festa de aniversário do PT em Salvador, ainda desabafou sobre os ataques e ameaças sofridos pelo fato, motivados pelo deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG). "Colocaram meu nome como pivô para uma crise que nunca existiu", afirma.

Eleições 2026

Em meio às expectativas traçadas para um novo ano político, Manuella Tyler não escondeu a possibilidade de sair como candidata a deputada, mas ainda está em análise sobre uma possível filiação ao PT. "Estamos analisando a conjuntura, não é fácil, porque a extrema-direita está investindo muito na desinformação e tentando capturar a consciência da juventude de forma desleal. Colocamos nosso nome à disposição, ainda não sabemos se para [deputada] federal ou estadual. O PT nos quer, mas estamos analisando", explica.

Para a suplente de vereadora, enquanto mulher trans, o objetivo de uma eventual candidatura à Câmara surge para além de "cumprir tabela". "Não queremos colocar uma candidatura apenas para cumprir tabela, mas que seja competitiva, e que realmente construamos um projeto que impacte. O mais importante é levar um projeto político que nos contemple", conclui.

Manuella Tyler e Lula (Foto: Reprodução/Bruno Gonzaga)

Apoio

Pride Brasil
Acessar Site

Loja física e online de produtos para o público LGBTQIAPN+ Vista-se de ORGULHO com a Pride Brasil! pridebrasil.com.br Rua Augusta, 1371, Loja 17, em São Paulo.

Mais notícias do autor

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram