A cada dia que passa as redes de streaming ou produtoras de cinema estão mais antenadas e trazendo conteúdo exclusivo para a comunidade LGBTQ+. Isso tem acontecido graças a debates e pedidos por mais inclusão, feito – há anos – pela própria comunidade.
Após diversas cobranças, algumas produções têm ganhado destaques e recebendo, não só elogios por parte de todas as camadas da sociedade, como também prêmios. Este é o caso do filme Moonligh, que chegou a ser eleito o melhor filme da década.
Pensando nisso, o Observatório G reuniu uma lista com filmes divertidos e importantes, que tratam do tema LGBTQ+, para se assistir em uma das plataformas de streaming mais populares do mundo, a Netflix.
No Brasil a Netflix não conta com um grande catálogo com produções LGBTs, no entanto, existem ótimos filmes na plataforma que abordam de forma muito interessante a comunidade e toda a sua pluralidade. Confira a lista:
Moonlight
Black trilha uma jornada de autoconhecimento enquanto tenta escapar do caminho fácil da criminalidade e do mundo das drogas de Miami. Encontrando amor em locais surpreendentes, ele sonha com um futuro maravilhoso.
Loev
Negociador em Wall Street, Jai (Shiv Pandit) está com uma viagem de 48 horas marcada para Mumbai. A fim de colocar animação na sua viagem de negócios, ele convida seu amigo e produtor musical Sahil (Dhruv Ganesh), que larga até o imprudente namorado, Alex (Siddharth Mennon), para acompanhá-lo. Nas paisagens da Índia, o refúgio dos dois, eles percebem que há mais do um fuso-horário separando os dois quando a atração torna-se incontestável.
Hoje Eu Quero Voltar Sozinho
A vida de Leonardo muda completamente quando um novo aluno entra no colégio. O adolescente precisa lidar com o ciúme da amiga e também com os inesperados sentimentos que o recém-chegado desperta nele.
Carol
Therese Belivet tem um emprego entediante em uma loja de departamentos. Um dia, ela conhece Carol, uma elegante e misteriosa cliente. Rapidamente, as duas mulheres desenvolvem um vínculo amoroso que terá consequências sérias.
Alex Strangelove
Alex Truelove (Daniel Doheny) é um aluno exemplar do último ano do Ensino Médio. Ele tem um grande futuro pela frente, mas antes de se formar ele quer alcançar o último marco da adolescência: perder a virgindade com a sua namorada, Claire (Madeline Weinstein). Tudo se complica quando ele conhece Elliot (Antionio Marziale), um charmoso menino gay que sem querer põe Alex em uma jornada de autodescoberta.
Laerte-se
A cartunista Laerte passou quase 60 anos se expressando e sendo identificada como homem, até que decidiu revelar sua identidade de mulher transexual. Uma das artistas mais reconhecidas do Brasil, Laerte teve três filhos e passou por três casamentos.
Eu Sou Michael
Michael Glatze (James Franco) é um ativista dos direitos homossexuais que passa a condenar sua própria condição, arranja uma namorada e transforma-se em pastor ferrenho na luta contra os gays.
Meu Nome é Ray
Ray nasceu mulher, mas nunca se identificou com o gênero e se prepara para fazer a cirurgia de redesignação de gênero. Sua mãe, Maggie, tenta encontrar a melhor forma de lidar com a questão, mas a avó homossexual de Ray, Dolly, recusa-se a aceitar a resolução e cria um conflito familiar.
4th Man Out
Um jovem mecânico sai do armário para seus melhores amigos super-héteros. Depois de se acostumarem com a ideia, eles se comprometem a ajudá-lo a encontrar o cara certo.
DUCK BUTTER
Duas mulheres insatisfeitas com as mentiras e infidelidades de relacionamentos fazem um pacto de passar 24 horas juntas, na esperança de achar uma maneira nova de criar intimidade e vulnerabilidade.