(foto: iStock)Aplicativo adota medidas de segurança após vigilância contra LGBTQIA+ no Egito
O jornalista palestino-americano Ahmed Shihab-Eldin detalhou casos de perseguição a pessoas LGBTQIA+ em diferentes países, especialmente no Egito, onde a comunidade segue sendo extremamente vulnerável pela região.
Em investigação feita pela BBC, agentes de segurança criam perfis falsos em aplicativos de encontros para atrair homens e registrar conversas que depois são usadas como supostas provas em processos baseados em acusações de “libertinagem”.
A investigação apontou, ainda o uso de capturas de tela como ferramenta de vigilância. Esse tipo de prática tem sido denunciado por organizações internacionais que monitoram violações de direitos humanos e alertam para riscos de vigilância digital direcionada a pessoas LGBTQIA+ em diversas regiões do mundo.
O aplicativo SCRUFF, por sua vez, montou medidas de segurança voltadas a reduzir vulnerabilidades e ampliação da privacidade de quem usa o aplicativo. Uma delas é o bloqueio de prints nos chats, que limita a possibilidade de registrar telas e diminui a chance de exposição de conversas.
Entre os recursos disponíveis também estão perfis verificados, fotos efêmeras, álbuns privados e videochamadas gratuitas para confirmar a identidade de quem envia mensagens.

Loja física e online de produtos para o público LGBTQIAPN+ Vista-se de ORGULHO com a Pride Brasil! pridebrasil.com.br Rua Augusta, 1371, Loja 17, em São Paulo.

