LEMBRA DELE?

Besuntado de Tonga que roubou a cena nos últimos Jogos Olímpicos estará em Paris?

Conhecido como o Besuntado de Tonga, Pita Taufatofua chama a atenção nas Olimpíadas - Reprodução/Globo
Conhecido como o Besuntado de Tonga, Pita Taufatofua chama a atenção nas Olimpíadas - Reprodução/Globo

A cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos dos últimos anos produziu um fenômeno inesperado: a aparição do “Besuntado de Tonga”. Pita Taufatofua que carregava a bandeira de um país minúsculo da Oceania, sem camisa e com uma “saia” de palha, e com quatro litros de óleo espalhados pelo corpo.

O atleta conhecido pelo corpo sarado e brilhoso, virou um dos assuntos mais comentados nas redes sociais nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Mas ele tem feito quase tão impressionante: disputou três jogos em esportes diferentes.

No Rio, em 2016, competiu no taekwondo; em PyeongChang, nos Jogos de Inverno de 2018, foi esportista do esqui cross-country; em Tóquio, em 2021, caiu nas eliminatórias da canoagem de velocidade.

Aos 40 anos, Pita tentou vaga para representar Tonga em Paris, tanto no taekwondo quanto na canoagem, mas falhou em ambos. No entanto, ele não ficará de fora do evento esportivo, Taufatofua, será o profissional responsável pelo bem-estar e saúde mental aos atletas de todos os países.

Vale destacar, que o ex-besuntado é formado em Engenharia, tem compromissos como embaixador da Unicef e também é ativista em favor de medidas para conter as mudanças climáticas.

Pita Taufatofua também é palestrante motivacional e escreveu um livro de autoajuda intitulado The Motivation Station: An Essential Guide to Becoming Your Greatest Version“, sem tradução para o português.