ESPORTE

Federação de xadrez proíbe pessoas trans em torneios femininos

Fide foi duramente criticada nas redes sociais por conta do novo regulamento

Mulheres no Xadrez
Mulheres no Xadrez (Foto: Divulgação)

No final de semana, a Federação Internacional de Xadrez (Fide) anunciou a proibição de mulheres trans competindo na categoria feminina dos torneios de xadrez. De acordo com a federação, o novo regulamento já está valendo desde a semana passada.

Segundo a Organização, os torneios tem recebido cada vez mais pedidos de reconhecimento de jogadoras que se consideram transgêneros, onde a participação destas atletas dependeria de uma análise criteriosa da Fide.

A regulamentação também estabelece que “se um jogador possuir qualquer um dos títulos femininos, mas o gênero for alterado para masculino, os títulos femininos devem ser abolidos”. No entanto, se a redesignação for do gênero masculino para o feminino, os troféus continuam como posse da atleta.

Em entrevista à BBC Sport, a Federação afirmou que a “legislação transgênero está se desenvolvendo rapidamente em muitos países e muitas entidades esportivas estão adotando suas próprias políticas”. Já nas redes sociais a Organização foi duramente criticada, já que o esporte não exige nenhum contato físico entre os competidores.