(foto: Reprodução/YouTube)Abel Braga, técnico do Internacional
O coletivo Canarinhos LGBT acionará o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) contra o técnico Abel Braga, após uma declaração de cunho homofóbico feita pelo novo treinador do Internacional, que associou a cor rosa à "time de veado" durante sua apresentação no clube.
Além disto, o Grupo Arco-Íris de Cidadania LGBTI+ já havia movido uma denúncia contar o treinador à justiça desportiva. Os movimentos solicitam um posicionamento para impedir que figuras influentes no futebol sigam propagando discursos discriminatórios sem sofrerem sanções reais.
O grupo também move ação contra Ramón Diáz, ex-treinador do Internacional, que também proferiu declarações misóginas em sua passagem pelo Colorado. Por meio dos advogados Carlos Nicodemos e Maria Fernanda Cunha, o Grupo Arco-Íris denunciou os treinadores e clube pela sucessão dos episódios discriminatórios.
Caso seja multado, o Internacional pode ter até dez partidas de suspensão e multa, que pode chegar até R$ 100 mil. O artigo também prevê punições ao clube se a infração foi praticada por considerável número de pessoas vinculadas à instituição.

Loja física e online de produtos para o público LGBTQIAPN+ Vista-se de ORGULHO com a Pride Brasil! pridebrasil.com.br Rua Augusta, 1371, Loja 17, em São Paulo.

