(foto: Reprodução/Instagram)Donald Trump
O Departamento de Estado dos Estados Unidos atualizou sua página oficial de perguntas frequentes com um alerta preocupante sobre a comunidade trans mundial.
Uma nova orientação surgiu após a decisão da Suprema Corte em ceder que o governo do presidente Donald Trump avance com a proibição de alterar marcadores de gênero em documentos federais, e foi passado a mencionar explicitamente a possibilidade de “invalidar” passaportes de pessoas trans.
A atualização derruba toda a política implementada nos últimos anos, que permitia a emissão de passaportes com o marcador “X” ou a correção do gênero de acordo com a identidade da pessoa. Segundo o novo texto, por ordem executiva do presidente republicano, não serão mais emitidos passaportes com marcador neutro e nem documentos que não correspondam ao “sexo biológico de nascimento”.
Além disto, o departamento adverte que pedidos que incluam marcador “X” ou gênero diferente do registrado na certidão de nascimento sofrerão atrasos. A formulação deixou ativistas em alerta, que veem margem para o governo reemitir ou até invalidar passaportes já atualizados, mesmo que o Departamento de Estado não tenha anunciado um cancelamento em massa.

Loja física e online de produtos para o público LGBTQIAPN+ Vista-se de ORGULHO com a Pride Brasil! pridebrasil.com.br Rua Augusta, 1371, Loja 17, em São Paulo.

