Saiba mais

Justiça dos EUA mantém veto a livros com temas raciais e LGBTQIA+ em bibliotecas públicas

Corte Suprema permite retirada de obras consideradas “inadequadas” em bibliotecas do Texas
09/12/2025 09:32
COMPARTILHE
Parceiro
Justiça dos EUA mantém veto a livros com temas raciais e LGBTQIA+ em bibliotecas públicas(foto: iStock)

Justiça dos EUA mantém veto a livros com temas raciais e LGBTQIA+ em bibliotecas públicas

A Suprema Corte dos Estados Unidos decidiu, nesta última segunda-feira (8), por não analisar o recurso apresentado por um grupo de moradores do Texas contra uma decisão judicial que permitiu a autoridades locais removerem 17 livros que consideraram inadequados das bibliotecas públicas.

Os juízes mantiveram a decisão de uma instância inferior, que autorizou a retirada de obras do sistema de bibliotecas públicas, que continham títulos com temas sobre raça e identidade LGBTQIA+. A corte inferior rejeitou, ainda, o argumento dos autores da ação de que a remoção violava a Primeira Emenda da Constituição dos EUA, que protege contra restrições governamentais à liberdade de expressão.

A decisão do Tribunal de Apelações do 5º Circuito, sediado em Nova Orleans, se aplica aos estados do Texas, Louisiana e Mississippi, mas não estabelece um precedente jurídico nacional.

As 17 obras mencionadas no caso incluem o livro de 1970 In the Night Kitchen, do autor Maurice Sendak (1928-2012), devido à representação de seu protagonista nu em algumas ilustrações enquanto visita uma cozinha surreal em um sonho.

Apoio

Pride Brasil
Acessar Site

Loja física e online de produtos para o público LGBTQIAPN+ Vista-se de ORGULHO com a Pride Brasil! pridebrasil.com.br Rua Augusta, 1371, Loja 17, em São Paulo.

Mais notícias do autor

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram