(foto: iStock)Na Índia, homens de mãos dadas em público expressam amizade, não sexualidade
O que pode parecer incomum no cotidiano do brasileiro e visto sob outro olhar, é extremamente natural na Índia: é bastante comum ver homens andando de mãos dadas ou com os braços entrelaçados em público.
Ao contrário do que se poderia pensar em países ocidentais, esse gesto não está ligado à orientação sexual, mas sim à expressão cultural de amizade, afeto e companheirismo entre homens.
Especialistas em sociologia e antropologia explicam que, em sociedades mais conservadoras como a indiana, as interações físicas entre gêneros diferentes em público podem ser mais contidas. Como resultado, os laços de amizade entre pessoas do mesmo sexo se tornam socialmente mais visíveis e expressivos. Andar de mãos dadas é, portanto, uma forma pública e aceita de celebrar essa conexão.
Apesar da despenalização da homossexualidade na Índia desde 2018, a sociedade ainda enfrenta desafios no combate à homofobia. Porém, o ato de homens andarem de mãos dadas continua sendo aceito, ainda que exista a questão da opressão pela afetividade masculina em público.

Loja física e online de produtos para o público LGBTQIAPN+ Vista-se de ORGULHO com a Pride Brasil! pridebrasil.com.br Rua Augusta, 1371, Loja 17, em São Paulo.

