CONGRESSO NACIONAL

Erika Hilton é eleita a melhor deputada do Brasil em 2024

A deputada é a primeira mulher trans a vencer na votação popular do Prêmio Congresso em Foco

A deputada federal Erika Hilton em discurso no plenário da Câmara - Divulgação/Pablo Valadares/Câmara dos Deputados
A deputada federal Erika Hilton em discurso no plenário da Câmara - Divulgação/Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

A deputada federal Erika Hilton (Psol-SP) ganhou o prêmio de melhor deputada do Brasil em 2024, concedido pelo Congresso em Foco, uma das mais prestigiadas premiações da política nacional. A deputada, que é a primeira mulher trans no Congresso Nacional, recebeu 88.616 votos e venceu a disputa popular.

No segundo ano de mandato, a parlamentar recebeu o reconhecimento máximo do público e dos jurados, e destacou-se entre seus pares na Câmara dos Deputados. Completam o top 3, os deputados Sâmia Bomfim e Guilherme Boulos, ambos do PSol de São Paulo, com 60 mil votos e 33 mil votos, respectivamente.

A votação na internet foi realizada entre 1º e 31 de julho e contou com a auditoria da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF), que atestou a lisura do processo em documento.

“Que alegria receber mais essa premiação, que é um combustível para as batalhas duras e solitárias que enfrentamos diariamente na Câmara. O Congresso Nacional ainda não suporta a chegada da diversidade, da dissidência, daquelas e daqueles que sempre estiveram do lado de fora e que agora entram de cabeça erguida dizendo: ‘Nós mulheres negras, pessoas LGBT, travestis e transexuais, temos um projeto de poder para esse país’. Seguimos lutando todos os dias naquele espaço pela reconstrução de um país melhor”, discursou Erika durante a entrega do prêmio na noite desta quinta-feira (29/08).

Além do prêmio principal, Erika Hilton também foi eleita a Melhor Deputada do Sudeste, recebeu o Destaque do Júri na categoria Cidades Inteligentes e foi uma das parlamentares mais bem avaliadas pelos jornalistas que cobrem política nacional. Na Câmara, ela tem atuação destacada na defesa dos direitos de minorias, sobretudo em relação à comunidade LGBTQIAPN+.