PELA SEGUNDA VEZ

Fabiano Contarato é eleito o melhor senador do Brasil em 2024

Gay assumido, o parlamentar é eleito pelo segundo ano consecutivo no Prêmio Congresso em Foco

O senador Fabiano Contarato em discurso no plenário - Divulgação/Agência Senado
O senador Fabiano Contarato em discurso no plenário - Divulgação/Agência Senado

Pelo segundo ano consecutivo, o senador Fabiano Contarato (PT-ES) ganhou o prêmio de melhor senador do Brasil em 2024, concedido pelo Congresso em Foco, uma das mais prestigiadas premiações da política nacional. O parlamentar, que é gay assumido, recebeu 49.799 votos e venceu a disputa popular.

O político recebeu o reconhecimento máximo do público e dos jurados, e destacou-se entre seus pares na disputa. Completam o top 3, os também petistas Humberto Costa (PE), com 40.237 votos, e Randolfe Rodrigues (AP), que alcançou 38.654 votos.

A votação na internet foi realizada entre 1º e 31 de julho e contou com a auditoria da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF), que atestou a lisura do processo em documento.

Em 2018, Fabiano fez história ao ser o primeiro candidato declaradamente homossexual a ser eleito senador. No discurso de entrega do prêmio, nesta quinta-feira (29/08), ele agradeceu aos grupos minoritários.

“Para mim, é de um simbolismo muito grande entender que a população escolhe o nosso nome, o nosso mandato aqui pelo segundo ano consecutivo. Eu tenho muito orgulho. (…) Eu tenho muito orgulho da população brasileira, mas eu quero muito, eu sonho, que o Congresso Nacional, efetivamente represente a população brasileira; porque estamos longe de ter uma representatividade da população pobre, preta, parda, indígena, quilombola, da população LGBTQIAPN+, das pessoas com deficiência, das mulheres. Em nome de todas essas pessoas que não têm vez e voz, eu quero dedicar esse prêmio”, discursou Contarato.

Vale destacar, que a deputada federal Erika Hilton (Psol-SP) ganhou o prêmio de melhor deputada do Brasil em 2024, concedido também pela premiação. A parlamentar, que é a primeira mulher trans no Congresso Nacional, recebeu 88.616 votos e venceu a disputa popular.