Governo Trump anuncia novas restrições a tratamentos de transição de gênero em menores

19/12/2025 09:49
COMPARTILHE
Parceiro
Terra
Donald Trump(foto: Reprodução/Instagram)

Donald Trump

O governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta última quinta-feira (18), novas restrições à assistência médica relacionada a processos de "mudança de sexo" em menores de 18 anos, que visam cortar recursos federais para instituições de saúde que oferecem esses tratamentos.

“Hoje, estamos tomando seis medidas decisivas, guiadas pela ciência do mais alto nível e pela Ordem Executiva da primeira semana (do segundo mandato) do presidente Trump, para proteger as crianças da mutilação química e cirúrgica”, declarou o secretário de Saúde, Robert F. Kennedy Jr, em entrevista coletiva.

Kennedy Jr informou que foi assinado uma declaração que “rejeita os procedimentos de redesignação sexual, uma vez que não são um tratamento seguro nem eficaz para crianças com disforia de gênero”.

Além disto, acrescentou que os Centros de Serviços Medicare e Medicaid propuseram normas para proibir o uso de dinheiro federal para financiar esses tratamentos. Caso entrem em vigor, as regras bloquearão pagamentos a prestadores de serviços de saúde e hospitais que ofertam atendimento médico a crianças.

Dentre as ações do governo americano, estão cartas de advertência a doze fabricantes de faixas para o peito para evitar sua comercialização ilegal a menores, uma vez que isso implicaria em “violações regulatórias significativas”. “Se os fabricantes não cumprirem, poderão enfrentar medidas coercitivas, incluindo a apreensão de produtos”, alertou Kennedy.

Mais notícias do autor

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram