POLÊMICA

Leonora Áquilla rebate Jojo Todynho: "Corpo trans é naturalmente de esquerda"

Candidata a vereadora diz ser de esquerda pelos mesmo motivos que a apresentadora e cantora, que recentemente se declarou de direita

Leonora Áquilla rebate Jojo Todynho - Divulgação/Reprodução/Instagram/Montagem
Leonora Áquilla rebate Jojo Todynho - Divulgação/Reprodução/Instagram/Montagem

Candidata a vereadora em São Paulo pelo MDB, Leonora Áquilla, de 54 anos, publicou um vídeo nas redes sociais contestando o posicionamento recente de Jojo Todynho, de 27, se declarando de direita.

Para a ativista da causa LGBTQIAPN+, o fato da apresentadora e cantora ser uma mulher preta e periférica e ao mesmo tempo do espectro político conservador é algo contraditório, o que também aconteceria com uma pessoa trans.

“Para ser uma pessoa de direita, Jojo, você precisa ter uma coisa chamada herança, e não estou falando de dinheiro, estou falando de uma herança de direita: de onde você veio, quem você é, qual a cor da sua pele, qual sua condição sexual”, declarou.

Na sequência, ela afirmou que essa “falta de herança” também é a razão pela qual o “corpo trans é naturalmente de esquerda”. Leonora ainda reforçou que há essa contradição porque a direita não defende pautas da comunidade LGBTQIA+.

“Em relação à direita, você está completamente fora dos padrões. Você pode até ter dinheiro, frequentar os mesmo lugares, mas os olhares, julgamentos e a condição para ser de direita, o esteriótipo, você nunca terá. E nem eu. Somos de esquerda. Você também é”, disparou.

Áquilla ainda aproveitou para comentar sobre à sua participação no clipe da música Arrasou Viado, que Jojo disse durante uma live que iria excluir das plataformas digitais e do YouTube depois de ser acusada de lucrar em cima da comunidade LGBT+ ao se dizer ser uma “preta de direita” e ainda revelou que pretende disputar um cargo político nas eleições de 2026.

Confira, abaixo, o post: