(foto: Reprodução/Instagram)Ochy Curiel
Ochy Curiel, autora do livro A Nação Heterossexual (2024), é responsável pela promoção do 1º Encontro de Mulheres Negras Latino-Americanas e Caribenhas, realizado na República Dominicana, em 1992. A antropóloga abriu o jogo sobre sua luta política assídua em prol das lésbicas na sociedade.
Em entrevista ao jornal Brasil de Fato, a dominicana descreveu como se deu sua inserção no movimento. "O feminismo lésbico não estava tão desenvolvido como corrente política, mas, eu era lésbica em termos da minha experiência pessoal. Encontrei muitas lésbicas que estavam se articulando na República Dominicana e em outros países e entro para fazer parte dessa corrente política", disse.
Para Ochy Curiel, é extremamente necessário a identificação de si mesma e nas novas formas de tentar transformar a sociedade com políticas em prol dos direitos LGBTQIAPN+. "É importante nos assumirmos como lésbicas e negras para a nossa existência individual e coletiva. Uma das coisas que aprendi depois de tantos anos é que não basta ser lésbica negra, é preciso articular a um projeto político transformador de todas as lógicas de poder", refletiu.
A teórica feminista apontou que, com a queda dos movimentos ao longo dos últimos tempos, há uma necessidade de radicalização. "Agora temos que ser mais radicais do que nunca. É uma urgência", pontuou.

Loja física e online de produtos para o público LGBTQIAPN+ Vista-se de ORGULHO com a Pride Brasil! pridebrasil.com.br Rua Augusta, 1371, Loja 17, em São Paulo.

