A eleição para a Câmara Municipal de Porto Alegre trouxe uma importante renovação, com a eleição de uma mulher trans e uma travesti para o Legislativo. Do total de 35 vereadores eleitos, 21 já ocupavam o cargo, enquanto 14 foram eleitos pela primeira vez, estão Atena (PSOL), que se declara mulher trans, e Natasha (PT), que se define como travesti, que fazem história na cidade.
Atena Beauvoir Roveda, de 33 anos, declarou-se transgênero e conquistou 4.260 votos. Apoiada pela deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP), ela defende políticas públicas voltadas ao acesso à educação, saúde, emergência climática e a criação do Estatuto Municipal de Direito das Pessoas Trans.
A nova vereadora comemorou o resultado em suas redes sociais: “É oficial, a Câmara de Vereadores é travesti, é das LGBTQI+, é da transformação, é nossa! Fizemos história hoje, obrigada por cada voto e por toda confiança, amo vocês!”.
Já Natasha Ferreira, de 36, obteve 4.718 votos. Vale destacar, que esta é a primeira vez que ela é eleita vereadora, embora já tenha assumido o cargo como suplente. Em 2021, ela destacou a dificuldade de uma travesti sobreviver politicamente em um país onde a expectativa de vida dessa população é de apenas 35 anos.
Natasha é a segunda mulher trans a ocupar uma cadeira na Câmara Municipal, depois de Luísa Stern (PT), que assumiu uma das vagas por três dias, em 2018 e defende, entre outras políticas, a saúde pública gratuita e a formação de professores para combater a discriminação nas escolas.
A mais nova vereadora celebrou o resultado em suas redes: “Eu ainda não consigo acreditar! Só agredeço a cada um e cada uma de vocês. Não vamos dar descanso pra direita! Vai ter travesti na Câmara Municipal!”.