Retrocesso?

Presidente eleito do Chile, Kast coleciona polêmicas sobre direitos civis e LGBTs

Vitória do 'Bolsonaro chileno' marca avanço da direita no país
16/12/2025 10:08
COMPARTILHE
Parceiro
Terra
José Antonio Kast(foto: Reprodução/Instagram)

José Antonio Kast

O republicano José Antonio Kast foi eleito presidente do Chile no último domingo (14), com 58,1% dos votos, e governará o país entre 2026 e 2030, após derrotar a comunista Jeannette Jara, que obteve 41,8% dos votos.

Devoto católico e ex-deputado de extrema direita, o político, de 59 anos, é casado e pai de nove filhos, sendo um defensor da ditadura de Augusto Pinochet (1973-1990), é opositor nato ao aborto mesmo em casos de estupro, à pílula do dia seguinte, ao divórcio e ao casamento LGBTQIAPN+.

Além disto, Kast é o mais novo de dez filhos de um casal de alemães que emigrou para o Chile, onde seu pai fundou um próspero negócio de embutidos. Seu pai, nascido na Alemanha, foi membro do partido nazista de Adolf Hitler, de acordo com investigações feitas pela mídia do país.

Kast recebeu o apelido de “Bolsonaro chileno”, mas apesar do insulto, aparentemente possui um temperamento calmo e comedido do que o ex-presidente do Brasil, atualmente preso, e afirma ser um democrata. “Ele é visto como muito sóbrio, muito pragmático, muito pausado e muito calmo em comparação aos demais”, declara a jornalista Amanda Marton, e, entrevista à AFP.

Apoio

Pride Brasil
Acessar Site

Loja física e online de produtos para o público LGBTQIAPN+ Vista-se de ORGULHO com a Pride Brasil! pridebrasil.com.br Rua Augusta, 1371, Loja 17, em São Paulo.

Mais notícias do autor

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram