Há uma semana das eleições municipais de 2024, o PT (Partido dos Trabalhadores) e o PSol (Partido Socialismo e Liberdade) lideram a lista de partidos brasileiros com mais candidaturas de pessoas LGBTQIAPN+.
A Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra) junto à VoteLGBT mapeou candidatos LGBTQIA+, as prefeituras de todo Brasil, que apresentam uma variedade de propostas alinhadas com as expectativas e necessidades de diversos eleitores.
As eleições ocorrerão em todo o país, com exceção do Distrito Federal e do arquipélago de Fernando de Noronha. O primeiro turno está agendado para 6 de outubro, enquanto o segundo turno, necessário em municípios com mais de 200 mil eleitores, será realizado no dia 27 de outubro. Os locais de votação abrirão às 8h e fecharão às 17h, seguindo o horário de Brasília.
A sigla do presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, o PT, apresenta 155 candidatos a prefeituras e câmaras municipais, seguido pelo PSol com 129. Na sequência, estão o PSB (Partido Socialista Brasileiro) com 41, o PDT (Partido Democrático Trabalhista) com 40 e a Rede Sustentabilidade com 25.
O levantamento, realizado pela site, identificou 548 candidaturas LGBT+ em todo o país, distribuídas por 25 partidos, incluindo algumas legendas de direita, como Novo, PP (Progressistas), Republicanos e Democracia Cristã.
São Paulo lidera com 34 candidaturas, seguido por Rio de Janeiro, com 22, e Paraná, com 14. Vale destacar, que em 2024, pela primeira vez, candidaturas puderam se declarar LGBTQUIAPN+ para o TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
Entre os candidatos, 161 se identificam como homens ou mulheres trans, com destaque para a deputada federal Duda Salabert (PDT-MG), que concorre à prefeitura de Belo Horizonte.