No último domingo (21), o primeiro-ministro de Singapura, Lee Hsien Loong, anunciou que o país vai descriminalizar o sexo entre homens na legislação oficial da nação. No entanto, não há planos para a legalização do casamento entre pessoas do mesmo sexo em Singapura.
“Acredito que essa é a coisa certa a se fazer, e algo que a maioria dos singapurianos aceitará agora”, disse Lee Hsien Loong, que também afirmou que a sociedade de Singapura está aceitando cada vez mais pessoas gays em seu círculos familiares.
A mudança da lei revoga a Seção 377A do código penal, que era uma lei da era colonial que criminalizava a relação sexual entre dois homens. De acordo com a lei, homens pegos em flagrante praticando sexo poderiam ser penalizados com até dois anos de detenção. Até o momento, não se sabe quando a lei colonial será revogada da legislação oficial do país.
Ainda segundo a Reuters, o sexo entre mulheres não é considerado crime em Singapura, e que o país está dando um grande passo ao fim da discriminação contra membros da comunidade LGBTQIA+ na Ásia.