Pela primeira vez na história, Natal terá uma vereadora trans. Mãe atípica e travesti, Thabatta Pimenta (Psol) fez história neste domingo (06/10) na Câmara Municipal de Natal, a candidata foi a mulher mais votada na capital potiguar com 7.085 votos, tendo a sexta maior votação nessas eleições municipais.
“Já da pra dizer: primeira travesti eleita na história de Natal”, escreveu ela no Instagram. Essa foi a primeira candidatura de Thabatta. Antes de tomar posse, ela segue até o fim de 2024 como vereadora na cidade de Carnaúba dos Dantas, onde se elegeu em 2020, com 267 votos, para o primeiro mandato, se tornando a primeira vereadora trans em todo o Rio Grande do Norte.
Na aba dos comentários, diversos famosos comemoraram a vitória da parlamentar. “Gigante”, comentou Alexia Brito, a Bota Pó. “Deus abençoe e te dê sabedoria sempre”, desejou Ricardo Alface. “Vitória! Axé”, escreveu Fred Nicácio. “Natal fez história”, afirmou Ivan Baron. “Parabéns rainha, justo!”, celebrou Majur.
A nova vereadora de Natal, disse que vai lutar também pelas pessoas da comunidade LGBTQIAPN+, mas pediu para não ser resumida apenas a essa pauta. Na Câmara ela disse que vai lutar também pela defesa de pessoas com deficiência (PCDs) e atípicas, a parlamentar tem um irmão do qual cuida que tem paralisia cerebral. Inclusive, ela foi a única no Brasil a fazer um material de campanha em braille.
Vale destacar, que em 2022, ela chegou a se candidatar como deputada federal pelo Rio Grande do Norte pelo PSB, tendo 40.533 votos no estado, mas não foi eleita.