POLÊMICA

NASA se recusa a mudar nome de Telescópio em homenagem a homofóbico

A agência concluiu que Webb permitia que seguranças da NASA interrogassem funcionários por serem gays

Telescópio James Webb
Telescópio James Webb (Foto: Reprodução)

Nesta quinta-feira (30), a NASA anunciou que não mudará o nome do Telescópio Espacial James Webb, mesmo com as críticas dos funcionários, do público e de outros astrônomos da empresa espacial. O Observatório vem recebendo grandes críticas devido à história preconceituosa de seu homônimo, o ex-administrador James Webb. A agência concluiu que Webb permitia que seguranças da NASA interrogassem funcionários por serem gays, causando demissões.

Não encontramos evidências neste momento que justifiquem a mudança do nome do Telescópio Espacial James Webb”, disse o administrador da NASA, Bill Nelson, à NPR. Ainda de acordo com a NASA, a empresa conduziu uma investigação no histórico de Webb, mas não forneceu detalhes sobre o assunto.

Enquanto isso, mais de 1200 funcionário da Agência Especial assinaram uma petição solicitando a mudança do nome do Telescópio. “Na melhor das hipóteses, o histórico de Webb é complicado”, disse à NPR o cosmologista e organizador da petição da Universidade de New Hampshire, Chanda Prescod-Weinstein. “E, na pior das hipóteses, estamos basicamente enviando este incrível instrumento para o céu com o nome de um homofóbico, na minha opinião”, opinou.

No entanto, a NASA justifica que se mostra receptiva quanto à mudança de nomes de seus objetos espaciais. Em 2019, ela mudou o nome asteróide “Arrokoth” depois de saber que seu nome original,“Ultima Thule”, tinha conotações nazistas. As informações são do portal The Byte.

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais antigos
mais recentes
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários