(foto: Divulgação)Roblox
A Roskomnadzor, agência estatal responsável pela supervisão das comunicações na Rússia, anunciou nesta quarta-feira (3) o bloqueio total do acesso à plataforma de jogos online Roblox.
A medida drástica foi justificada sob a alegação de que o serviço estaria distribuindo conteúdo extremista e a controversa “propaganda LGBT”. De acordo com o órgão regulador, a plataforma apresenta um volume considerável de material que considera inadequado, capaz de “prejudicar o desenvolvimento espiritual e moral das crianças”.
O Roblox é um ecossistema digital de peso, ao qual possui, em média, mais de 150 milhões de usuários ativos diariamente. A empresa responsável pela plataforma, no entanto, ainda não se manifestou publicamente sobre o assunto, mesmo após o pedido de comentários enviado pela imprensa.
Em tempo, a Rússia declarou o denominado “movimento LGBT internacional” como extremista e seus apoiadores como terroristas. A medida foi intensificada das ações legais e o policiamento digital contra membros da comunidade LGBTQIA+ e seus defensores. O bloqueio do Roblox, sob o pretexto de combater a “propaganda LGBT”, é a materialização da aplicação dessa lei no campo digital e de consumo de massa.

Loja física e online de produtos para o público LGBTQIAPN+ Vista-se de ORGULHO com a Pride Brasil! pridebrasil.com.br Rua Augusta, 1371, Loja 17, em São Paulo.

