LGBT
O Dia do Guncle - termo em inglês que une as palavras gay e uncle (tio) - se tornou alvo de um movimento criado há quase dez anos, com o objetivo de institui-lo para o dia 14 de agosto.
A proposta homenageia, não apenas os tios de sangue que fazem parte da comunidade LGBTQIA+, mas também os tios de consideração que ocupam esse espaço afetivo nas famílias ao redor do mundo.
A ideia surgiu nas redes sociais, em maio de 2016, quando o norte-americano C.J. Hatter, da Flórida, lançou a proposta em seu perfil no Facebook. Mas, apenas em agosto daquele ano, que a celebração começou a ganhar força, graças a uma publicação do jogador de rúgbi australiano Simon Dunn, que viralizou ao convocar outros homens gays a comemorarem o papel de guncle em suas vidas e nas de seus sobrinhos.
"Meu objetivo ao promover esse dia é normalizar o papel de tio, primo ou irmão que são gays", disse Simon Dunn, em entrevista à revista Instinct Magazine. "Quanto mais visibilidade nós tivermos e quanto mais nós e as pessoas que amamos falarmos sobre o assunto, mais confortável a sociedade vai ser conosco", explicou.
Loja física e online de produtos para o público LGBTQIAPN+ Vista-se de ORGULHO com a Pride Brasil! pridebrasil.com.br Rua Augusta, 1371, Loja 17, em São Paulo.