O site Plata o Plomo desenvolveu, de acordo com dados de diversas entidades brasileiras, um infográfico ilustrando o tamanho do prejuízo que a homofobia e a transfobia causa à economia brasileira.
A comunidade LGBT representa quase 9% da população brasileira, algo em torno de 18 milhões de pessoas. Essa fatia consumidora movimenta cerca de R$150 bilhões por ano. Entretanto, devido à LGBTfobia, o prejuízo é ainda maior.
Leia Mais:
Parada LGBT de 2017 em São Paulo aborda a intolerância religiosa
Levando em conta a queda na produtividade, a quantidade de processos judiciais e a rotatividade de funcionários dentro das empresas, o levantamento concluiu que existe um custo de até US$405 bilhões anualmente para a economia.
Isso se une à estatísticas assustadoras sobre a população LGBT no mercado de trabalho: 68% dos trabalhadores já presenciou casos de homofobia no trabalho, e grande parte não se sente confiante para assumir a própria orientação sexual. Além do mais, há uma grande perda de pessoal entre travestis (inclusive qualificadas), já que 90% são obrigadas a se prostituir por não conseguirem empregos formais.
Confira o infográfico na íntegra: