A American Airlines é uma das empresas mais engajadas do mundo na causa LGBT e tem políticas não-discriminatórias pioneiras de RH e, inclusive, uma diretoria dedicada para tratar do assunto lançada em 1993, e assim como a da identidade de gênero (2001).
A companhia aérea também foi a primeira a implementar benefícios para parceiros do mesmo sexo desde o ano 2000, como os relacionados à saúde e privilégios de
viagens para cônjuges de funcionários LGBT, além de apoiar o casamento igualitário de casais do mesmo sexo, no depoimento dos “amigos da corte” (friend of the court) ao supremo tribunal dos Estados Unidos, no histórico caso Obergefell v. Hodges (2015) junto com outras 378 empresas.
Nos Estados Unidos, a empresa se destacou entre aquelas que se opôs à legislação discriminatória na Carolina do Norte que negaria acesso igual a banheiros para transgêneros e aprovou a Lei da Igualdade (2015) para alteração da Lei dos Direitos Civis de 1964 para incluir proteções que proíbem a discriminação com base na orientação sexual, identidade de gênero e sexo nas áreas de emprego, habitação, acomodações públicas e outras áreas.
Primeira grande companhia aérea a ter um grupo de recursos a funcionários LGBT reconhecido pela empresa – Hoje conhecido como “Pride”. Originalmente formado em
1994 e combinado com o grupo de trabalhadores LGBT da US Airways em 2014, a missão do Pride é trabalhar com a administração e conseguir aliados e outros grupos de
funcionários para abraçar os princípios de equidade, aceitação e diversidade em todas as políticas e programas da companhia.
LEIA MAIS:
Reino Unido abre fundo para investir no combate do bullying contra LGBTs
32% dos médicos brasileiros não sabem se homossexualidade é doença, revela estudo
A American Airlines é ainda membro corporativo fundador da Câmara de Comércio Nacional Gay e Lésbico, assim como a primeira e única companhia aérea na atualidade a incluir negócios LGBT em seu programa de diversidade de fornecedores. Estas políticas refletem diretamente na rotina e bem estar dos funcionários da empresa.
Com a personagem, Mama Darling, o executivo paulista Luís Fernando Magrin participa e promove eventos ligados a companhia aérea e com a diversidade. Além de promover com toda a equipe da “AA”, a ação anual “mAAgic Flight”, que leva crianças com doenças graves de várias partes do mundo para realizarem o sonho de conhecer a Disney, em parceria com a Fundação Make-a-Wish.