Após sofrer duras críticas por fazer um comentário considerado transfóbico durante o Oscar 2018, Rubens Edwald Filho não participará como crítico oficial no TNT da cerimônia deste ano. O jornalista se envolveu em uma polêmica após se referir à atriz trans Daniela Vega como um “homem”.
De acordo com o Notícias da TV, o canal a cabo escalou Michel Arouca para assumir o posto na entrega dos melhores do cinema. O motivo para a substituição, no entanto, não foi comentado.
Na ocasião, Ewald comentou durante a transmissão que a protagonista do chileno “Uma Mulher Fantástica” era “na verdade um rapaz”. A declaração causou descontentamento nas redes sociais.
LEIA MAIS:
Com aval de Anitta, Matheus Mazzafera apresenta novo namorado
Globo aborda o “pink money” em programa sobre empreendedorismo
Diante da repercussão negativa, a TNT divulgou um comunicado por meio de sua assessoria. O texto afirma que “repudia toda ação ou manifestação preconceituosa de qualquer natureza”.
Em entrevista ao portal Terra, Rubens negou que tenha uma postura e conduta transfóbica. “Sempre lutei a favor daquilo que é certo, do indivíduo, das minorias e da liberdade de expressão. O que aconteceu em relação a atriz Daniela Vega foi, no fundo, uma confusão minha de termos técnicos, de expressão, mas nunca, em hipótese alguma, uma atitude sexista e transfóbica.”