O Esporte Clube Bahia atualmente é um dos clubes de maior representatividade na Bahia e no Nordeste, já tendo sido campeão brasileiro em 1959 e 1988. O clube sempre anda trazendo ações inclusivas sobre machismo e devastação ambiental, voltou a tocar no assunto da homofobia.
O Grupo Orgulho Tricolor, juntamente com a União Nacional LGBT, pretendem lançar a torcida LGBTricolor, de acordo com a Revista Fórum. A iniciativa tem apoio do presidente do Bahia, Guilherme Bellitani e pela principal torcida organizada do clube, a BAMOR.
À publicação, Onã Rudá, que é fundador da LGBTricolor, fez uma declaração: “Desde o primeiro momento fomos muito bem recebidos pela Bamor, que se colocou à disposição para nos ajudar neste primeiro momento que estaremos chegando”.
“O presidente do clube também foi muito receptivo à ideia e estamos estreitando as últimas conversas para fazermos o lançamento da torcida. Estamos buscando mostrar a sociedade que o futebol é um traço da identidade nacional e por isso que tem que se discutir a inclusão neste espaço”, concluiu Onã, falando dos planos e conceito.