Centenas de pessoas participaram de um protesto neste sábado (4), contra transfobia, em Maceió. O caso acorreu logo após seguranças do Shopping Pátio impedirem uma transexual de usar o banheiro feminino.
“O que eu fiz para me impedirem? Nada! Não desrespeitei ninguém e nem vou desrespeitar. Mas eu sei que a lei abrange muitas coisas e a gente tem, sim, que lutar pelo que é nosso direito conquistado. Chega de ser leigo”, disse a transexual Lanna Hellen, no mesmo lugar onde foi arrastada por seguranças.
O caso envolvendo a transexual e os trabalhadores do shopping ocorreu na última sexta-feira (3). O ato de transfobia tomou conta das redes sociais após a cantora Danny Bond dar visibilidade ao assunto.
Após ser chamada por um segurança de “macho” e não de mulher, a moça tentou se defender protestando em meio a praça de alimentação, exigindo respeito. No entanto, foi impedida e arrastada para fora do estabelecimento.
Questionado sobre o ocorrido pelo site Revista Fórum, o shopping “informou que a mulher não foi impedida de usar o banheiro e que a ação dos seguranças foi necessária para garantir a segurança dela e das demais pessoas presentes”.
Lembrando que desde junho do ano passado a discriminação por conta da sexualidade, é considerado crime no Brasil. Caso seja avaliado pela justiça, o criminoso pode ter pena de até três anos de prisão.