Agamia: saiba o que significa o termo e quais as diferenças
Ao longo dos últimos anos, não-monogamia e relacionamentos abertos têm ganhando espaço no vocabulário popular, provocando essa mudanças nas estruturas relacionais e na percepção do amor romântico.
O termo agamia, inclusive, começou a se tornar evidente em campos de pesquisa e levantou debates acerca do seu significado. A palavra, derivada do grego: “a”, que significa não ou sem; e “gamos” que significa união íntima ou casamento, é constituída por uma pessoa que não tem a intenção ou desejo de ter um casamento ou união íntima.
Em outras palavras, uma pessoa que escolhe a agamia é solteira e se relaciona com outras pessoas, sem o rótulo de uma relação, mas há uma diferença entre estar solteiro e escolher ser agâmico.
Heloisa Buarque de Almeida, professora do Departamento de Antropologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP (FFLCH), detalhou a definição: “A diferença entre agamia e estar solteiro é que o solteiro é solteiro independentemente do seu desejo, o agâmico está dizendo: eu quero estar solteiro”, explicou ela, ao portal g1.
A antropóloga ressaltou, ainda, que a agamia é escolhida como vínculo social após a reflexão das formas tradicionais de amor, e que não é um comportamento exclusivamente brasileiro, pelo contrário. “O que acontece é que em muitos países isso está mudando. Esse amor romântico foi produzido pelo cinema, pela literatura, pela TV, ele nunca correspondeu à realidade”, disse.
Ainda que seja algo mais normalizado na juventude, ser agâmico não tem relação a idade, tampouco por gênero. Segundo Heloisa, mulheres mais velhas, divorciadas, por exemplo, escolhem nunca mais se relacionar ou estar em uma união estável.
Loja física e online de produtos para o público LGBTQIAPN+ Vista-se de ORGULHO com a Pride Brasil! pridebrasil.com.br Rua Augusta, 1371, Loja 17, em São Paulo.