Nesta quinta-feira (20), o termo “gênero não binário” registrou um grande crescimento de buscas na web após o anúncio de Demi Lovato na última terça-feira (18). A estrela de ‘Dancing With the Devil‘ usou as redes sociais para revelar que se descobriu pessoa não-binária e falou sobre o tema com os fãs através de seu podcast.
“Todos os dias que acordamos, temos outra oportunidade e chance de ser quem queremos e desejamos ser. Passei a maior parte da minha vida crescendo na frente de todos vocês … Vocês viram o bom, o ruim e tudo mais. Minha vida não foi apenas uma jornada para mim, mas também vivi para os que estão do outro lado das câmeras. Hoje é um dia que estou muito feliz de compartilhar mais da minha vida com todos vocês – tenho orgulho de informar que me identifico como pessoa não binária e irei oficialmente mudar meus pronomes para they / them daqui para frente“, explicou Demi.
Desde o anúncio de Lovato, o Google Trends apresentou um grande volume de pesquisas sobre o termo, indicando o interesse do público sobre o significado do gênero. Na quinta-feira (19), a popularidade do termo bateu os 100 pontos no ranking do Google, apontando o volume massivo de pesquisas.
De acordo com o site Universa, o termo não-binário é usado para designar “pessoas cuja identidade ou expressão de gênero não se limita às categorias ‘masculino’ ou ‘feminino’. Algumas pessoas não-binárias podem sentir que seu gênero está ‘em algum lugar entre homem e mulher’, segundo a GLAAD, ou até podem definir seu gênero de maneira totalmente diferente — e distante — destes dois polos. Não é, necessariamente, sinônimo de transgênero ou transexual“.