Angela King trabalha palestrando pela Centro do Holocausto (Foto: Mark Seliger)
Pode parecer estranho, mas a norte-americana Angela King afirma com todas as letras que deixou de ser nazista e skinhead, após se apaixonar por uma mulher negra. "Eu tinha tatuagens por todo o corpo. Vikings tatuados no peito, uma suástica no dedo médio e um 'sieg heil', que era a saudação de Hitler, na parte de dentro do lábio inferior", lembrou ela em entrevista à BBC.
Após passar anos namorando homens, brigando na rua motivada por preconceitos pelas diversas minorias, King, que cresceu em uma família conservadora, acabou indo parar na prisão. "As pessoas sabiam por que eu estava lá - eu recebia olhares e comentários de reprovação. Entendi que iria passar meu tempo lá encurralada, brigando", disse.
No entanto, meio que inesperadamente, um chamado de uma das presidiárias negras para jogar cartas a fez repensar sobre o racismo. "Até então eu não tinha conhecido nenhuma pessoa de cor, e lá estavam essas mulheres que faziam perguntas difíceis, mas me tratavam com compaixão", relatou.
Sentenciada a cinco anos de prisão, King acabou conhecendo diversas pessoas dentro da penitenciária e uma delas foi uma jamaicana, que de início não se deu muito bem, mas por fim acabaram encontrando mais afinidades do que diferenças. "Passamos muito tempo juntas e dividimos uma cela por um tempo. Ficou bastante sério, mas tínhamos que manter o segredo".
Após ser solta, em 2001, King não pensou em outra coisa a não ser se envolver cada vez mais com a comunidade LGBT e entender melhor de onde partia e como funcionava o extremismo. Determinada, King se matriculou em uma universidade e foi estudar Sociologia e Psicologia em uma faculdade comunitária.
Já formada, hoje Angela King faz parte do Centro do Holocausto, para quem dá palestras há um bom tempo. "Eu tenho muita culpa sobre quem eu era e pelas coisas que eu fiz para machucar outras pessoas e a mim mesma. Mas não teria começado esse trabalho se não tivesse vivido aquelas experiências", disse.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.