No início desta semana, o diretor da High School Musical, Kenny Ortega, disse que o personagem favorito de fãs de High School Musical, Ryan Evans, o obcecado em teatro, era gay nos filmes.
Ele explicou que o motivo pelo qual Ryan não era abertamente gay foi porque a equipe decidiu que ele “se assumiria só na faculdade”. Quando perguntado se seria possível que Ryan fosse abertamente gay, ele lançou: “Eu tenho que ser honesto com você. Eu não pensava na época – e a Disney é o grupo mais progressivo de pessoas com quem já trabalhei.
E agora, Lucas Grabeel, que interpretou Ryan nos filmes, disse ao TMZ que não aceitaria o papel se o High School Musical fosse filmado hoje. Ele explicou: “Existem tantos atores gays incrivelmente talentosos que também poderiam fazê-lo. Portanto, se o High School Musical fosse lançado hoje, não sei se interpretaria Ryan.
“Eu adoraria, mas a última coisa que quero fazer é tirar uma oportunidade de outras pessoas.” Ele acrescentou: “Como um homem branco hetero, eu sei que, mesmo sem tentar, tirei oportunidades de outras pessoas”.
Lucas também revelou que ele e Kenny haviam falado sobre a orientação sexual de Ryan, dizendo: “Eu cheguei ao Kenny um dia e fiquei tipo ‘Ei, então podemos falar sobre o personagem por um segundo? O Ryan é gay, certo?”
“Ele [Kenny] respondeu ‘Bem, quero dizer, às vezes é um assunto delicado na programação infantil, não tenho certeza se a Disney está pronta agora para esse tipo de coisa. Estou absolutamente de acordo que ele é e acho que temos uma oportunidade aqui de mostrar uma pessoa real’”.
Lucas então falou sobre a importância de retratos positivos de LGBTQIA+, explicando: “[Se assumir] é algo pelo qual muitas crianças passam e muitas vezes não são vistas na televisão. Naquela época, (personagem gey) era extremamente extravagante ou muito fechado”.
“Precisamos começar a educar a todos na idade mais jovem possível, e é por isso que essa responsabilidade cedo ou tarde cairá nas mãos da Disney, que cria uma programação tão boa para as mentes em desenvolvimento do nosso futuro país”, ele acrescentou.