Rebecca Makkai
O livro Os Que Tanto Acreditaram, publicado originalmente em 2018 nos Estados Unidos, chegou ao Brasil sete anos depois, e narra os impactos causados pelo surgimento da epidemia da Aids, entre a década de 1980 e 1990.
A obra foi elaborada através de uma pesquisa feita pela autora americana Rebecca Makkai, cujo trabalho a levou ao final do Prêmio Pulitzer de Ficção em 2019. "O HIV e a Aids ainda são um problema enorme no mundo, as pessoas ainda morrem por causa disso e muitas não recebem a medicação que precisam, apesar de existirem bons medicamentos hoje em dia", afirmou ela.
O livro em questão fala sobre a história de Yale, Charlie, Nico, Fiona e amigos, que vivenciam o ativismo na época e o impacto do surgimento da doença, numa clara mistura entre os personagens de 1980 com uma história paralela de 2015, época em que escreveu o livro.
"Precisava ser um livro sobre a memória e o luto de longo prazo e a culpa dos sobreviventes", contou a autora. Makkai defende a necessidade de contar essas histórias e propor reflexões. "Isso não significa que todos estejam prontos para fazer isso ou que tenham que fazer isso. Mas acho que é importante para mim incentivar esses tipos de narrativas", disse.
Loja física e online de produtos para o público LGBTQIAPN+ Vista-se de ORGULHO com a Pride Brasil! pridebrasil.com.br Rua Augusta, 1371, Loja 17, em São Paulo.