A nova edição do ‘Big Brother Brasil’ continua rendendo grande repercussão na web, e causando grandes debates entre os internautas. O termo “Cultura do Cancelamento”, ato de cancelar alguém por algum comportamento, bombou no Twitter após Lucas Penteado desistir do confinamento no último domingo (7).
A empresa de análise de mídia Knewin, maior PRTech da América Latina, analisou 3.391.975 tuítes entre os dias 01 e 07 de fevereiro e detectou quais participantes foram os mais comentados na última semana. O estudo apontou que os participantes mais comentados foram a cantora Karol Conká, com 280.431 tuítes, a psicóloga Lumena com, 248.233 tuítes e o rapper Projota com, 219.603 tuítes.
Segundo a ferramenta, Knewin Social, utilizada para a análise, indicou dois picos de menções, o primeiro em 04 de fevereiro, com 628.559 tuítes, cujos assuntos mais comentados foram: a prova do líder; o veto de Nego Di à participação de Lucas na disputa pela liderança e a repercussão sobre a fala de Gilberto sobre o termo “cancelamento” em relação à Karol Conká. Já o segundo pico se deu no dia 07, com 598.212 menções, data da saída de Lucas do programa. As palavras-chave mais citadas foram “cancelamento” (68.864 tuítes), “cancelar” (64.137 tuítes) e “cancelado” (62.423 tuítes). Quanto às hashtags mais utilizadas estão: #bbb21 (1.301.291 tuítes), #redebbb (254.141 tuítes) e #bbb (126.334 tuítes).
A Knewin também analisou a repercussão do reality da TV Globo, utilizando a ferramenta Knewin News e constatou um aumento de 47,77% de repercussão midiática (8.816 matérias) se comparado à primeira semana de exibição do programa, com 5.966 notícias entre 25 a 31 de janeiro, o que mostra o crescimento da pauta nas redações de jornais (online e impresso), bem como em blogs.