(foto: Reprodução/Instagram)Black Queer Festival 2025: evento anuncia lista de filmes selecionados e entrada gratuita no RJ
O Black Queer Festival anunciou a lista de obras selecionadas para sua edição de 2025, destacando seu papel como uma das principais vitrines da representatividade negra, indígena e LGBT+ no audiovisual brasileiro.
O evento, que acontecerá entre os dias 24 e 29 de novembro, possuirá entrada gratuita, e ocupará diversos espaços culturais do Estado do Rio de Janeiro, incluindo Cinelândia, Maracanã, Penha, Engenho de Dentro, Nova Brasília, Duque de Caxias e Belford Roxo.
A programação reúne mais de 40 curtas-metragens nacionais e internacionais, que vão da ficção, documentário, videoclipe, animação a obras experimentais. Na mostra competitiva principal, cerca de 29 filmes disputam os prêmios Leque Ouro, Leque Prata e Leque Preto, marcas registradas do festival.
O evento ainda celebrará uma década do Ponto de Cultura Experimental Filmes, fundado pelo cineasta e pedagogo Alek Lean, que também assina a direção executiva e artística do festival.
“Realizar o festival em novembro, mês da Consciência Negra, é uma forma de celebrar e dar visibilidade às narrativas LGBTQIAPN+ com protagonismo negro e indígena. Queremos usar o cinema como ferramenta de representatividade, fortalecendo um olhar interseccional entre raça, gênero e sexualidade”, destaca Lean, criador de Eu Não Nasci Pra Ser Discreta, um dos filmes de abertura do evento.

Loja física e online de produtos para o público LGBTQIAPN+ Vista-se de ORGULHO com a Pride Brasil! pridebrasil.com.br Rua Augusta, 1371, Loja 17, em São Paulo.

