O canal de TV argentino TyCSports lançou um comercial para provocar o presidente russo Vladimir Putin por causa de todo o posicionamento contrário aos direitos LGBTs que existe no país que irá sediar a copa.
No vídeo intitulado “Putin”, há a narração com texto direto ao chefe de estado e utiliza a maneira com que os seus torcedores se expressam quando estão acompanhando a partida de futebol do seu time do coração, como um momento no qual dois homens mostram afeto sem problemas.
LEIA MAIS:
Em vídeo, elenco de Sense8 diz como a série mudou as suas vidas
Secretaria da Cultura de SP abre edital para projetos com temática LGBT
O filme institucional trata a homofobia tão comum na Rússia e apoiada pelo governo de forma irônica e critica a posição do país europeu. Apesar da aparente boa intenção, o comercial causou controvérsia na Argentina.
A ONG Fundação Hóspede, que luta contra o vírus da Aids se posicionou contra a publicidade afirmando que a mesma “banaliza a gravíssima situação da população LGBT na Rússia e reproduz estereótipos que estigmatizam esta população. Estamos com problemas!”, escreveu a organização em seu perfil no Twitter.
“Señor @TyCSports: nos hemos enterado de que en su canal banalizan la gravísima situación de la población LGBT en Rusia y reproducen estereotipos que estigmatizan a esta población. ¡Estamos en problemas!…”
Y no es divertido. https://t.co/Jky2C0F9DH
— Fundación Huésped (@FundHuesped) 10 de maio de 2018
A raíz de la polémica por el spot lanzado por @TyCSports , desde @FundHuesped queremos aclarar cuáles son los aspectos que nos parecen problemáticos y estigmatizantes del comercial. ? pic.twitter.com/miZkTK4mGi
— Fundación Huésped (@FundHuesped) 11 de maio de 2018