(foto: Divulgação)Casa 1 anuncia encerramento definitivo em São Paulo após oito anos
A Casa 1, referência no acolhimento e na proteção de jovens LGBTQIAPN+ em situação de vulnerabilidade, anunciou, nesta última segunda-feira (3), o encerramento definitivo de suas atividades em São Paulo.
No comunicado divulgado nas redes sociais, a organização revelou que a crise financeira se agravou de forma irreversível, impulsionada pela perda de financiamentos internacionais e pela retração de patrocínios corporativos após mudanças políticas globais.
“Captação de recursos sempre foi um desafio… em 2025, virou algo praticamente impossível”, destacou a equipe, citando como marcos da crise a eleição do presidente Donald Trump nos Estados Unidos, e o abandono de empresas estrangeiras e nacionais.
O processo de encerramento acontece de maneira gradual e já começou no último dia 31 de outubro, com o desligamento de parte da equipe e a suspensão de novas acolhidas. Fundada em 2017 por Iran Giusti, a organização se tornou símbolo de resistência ao abrigar pessoas expulsas de casa por sua orientação sexual ou identidade de gênero.
Até dezembro, o Centro Cultural será fechado e terá seu imóvel entregue. Em seguida, entre janeiro e abril de 2026, moradores atualmente acolhidos serão gradualmente desligados, e a organização encerrará os trâmites burocráticos para desativação completa do espaço.

Loja física e online de produtos para o público LGBTQIAPN+ Vista-se de ORGULHO com a Pride Brasil! pridebrasil.com.br Rua Augusta, 1371, Loja 17, em São Paulo.

