Claudia Raia
Claudia Raia relembrou um dos seus trabalhos que mais repercutiu na carreira e dividiu opiniões. Para quem não sabe, em 2001, a atriz integrou o elenco de As Filhas da Mãe, novela das sete da Globo, escrita por Silvio de Abreu, em que interpretou Ramona, uma personagem transexual que fazia parte do núcleo principal.
Apesar da expectativa tida como 'inovadora', a trama, que foi protagonizada por Fernanda Montenegro, resultou em um fracasso em audiência. Na narrativa, ela desenvolveu um romance com Leonardo (Alexandre Borges), e um dos dramas do casal era o preconceito.
Em entrevista ao jornal O Globo, Claudia Raia relembrou o trabalho, e afirmou que, caso As Filhas da Mãe fosse produzida nos dias de hoje, deveria ser interpretada por uma artista trans.
"Hoje teria que ser uma atriz trans, com toda certeza. Temos várias muito boas, mas na época não havia nem espaço para isso. Essas atrizes nunca puderam trabalhar. Hoje, o papel não poderia mais ser meu", defendeu a atriz, que não é vista nas novelas desde 2019.
"Isso saiu da cabecinha maravilhosa do Silvio de Abreu, que é esse cara tão revolucionário e visionário para trazer um assunto tão moderno para a época. Fui colhendo os frutos disso ao longo dos anos", disse Claudia Raia. Apesar da polêmica à época, a atriz afirmou a representatividade: "Eu inspirei muitos gays com essa personagem, e muitas pessoas a se assumirem e a se entenderem trans. As pessoas falam muito comigo sobre isso", pontuou.
Loja física e online de produtos para o público LGBTQIAPN+ Vista-se de ORGULHO com a Pride Brasil! pridebrasil.com.br Rua Augusta, 1371, Loja 17, em São Paulo.