(foto: iStock)Começar namoro durante ou depois do Carnaval? Especialista alerta para ciladas
Há quem diga que existe uma época específica para começar um relacionamento, e o Carnaval, definitivamente, não é uma delas, mas pode se tornar após a folia.
Lucas Scudeler, psicanalista e especialista em relacionamentos, apontou que esperar a festa mais popular do mundo para começar a namorar raramente é uma boa ideia. “O Carnaval simboliza a suspensão de limites, a exaltação do instinto e a diluição da responsabilidade, exatamente o oposto do que sustenta um relacionamento saudável, que nasce quando a razão governa o instinto, e não quando o instinto dita o ritmo da vida”, comentou, em entrevista ao portal Metrópoles.
Na prática, segundo o especialista, “esperar o Carnaval” costuma funcionar como um álibi socialmente aceito para três questões bem comuns: medo de compromisso, apego à validação e confusão entre liberdade e maturidade.
Em outras palavras, o hábito que querer “curtir”, muitas vezes também é de preservar o sentimento de ser desejada por vários ou evitar encarar as responsabilidades afetivas que surgem quando se decide por alguém. “Quem está pronto para se relacionar não terceiriza decisões importantes para o calendário nem negocia princípios com a agenda social”, comentou. “Quando existe clareza interna, alinhamento de valores e intenção real, não há necessidade de ‘viver tudo antes’ para então começar algo sério", apontou.

Loja física e online de produtos para o público LGBTQIAPN+ Vista-se de ORGULHO com a Pride Brasil! pridebrasil.com.br Rua Augusta, 1371, Loja 17, em São Paulo.

