O mercado Sugar está em evolução no Brasil. Essa tendência chegou ao país em 2016 e vem evoluindo desde então. Atualmente, segundo dados levantados pelo MeuPatrocínio, maior rede Sugar do Brasil, mais de 15 milhões de pessoas buscam por esse tipo de relacionamento, incluindo Sugar Daddies, Sugar Mommies e Sugar Babies.
A busca por um relacionamento baseado na honestidade, transparência e maturidade é cada vez maior. Assim, o fenômeno Sugar tem crescido em todas as partes do país. No entanto, mais da metade dos relacionamentos sugar no Brasil se concentram no Sudeste. O levantamento realizado através de dados do MeuPatrocínio revelam os motivos que explicam o número tão expressivo nesta região.
Relacionamento sugar no Brasil
O relacionamento sugar surgiu no começo do século XX nos Estados Unidos. Já no Brasil, teve seu início em 2016. Essas relações eram pouco conhecidas e praticadas de forma mais discreta. Com o tempo, começou a se expandir, principalmente com a influência das redes sociais e das plataformas online, como o MeuPatrocínio.
Há 7 anos, o fenômeno Sugar vem se fortalecendo no país. Segundo levantamento do MeuPatrocínio, o número de adeptos a esse tipo de relação representava apenas 6% em 2016 em comparação com os dias de hoje. O mercado teve seu momento de maior expansão no ano seguinte, quando cresceu 96% em relação a 2016.
Os números se mantiveram altos, com destaque para a época da pandemia da Covid-19. Entre os anos de 2020 e 2022, houve um crescimento de aproximadamente 72%.
Assim, o fenômeno dos relacionamentos sugar está se consolidando cada vez mais no mercado. Desde sua chegada no Brasil, há uma grande evolução e hoje já apresenta um salto médio de 45% ao ano. A expectativa é de que nos próximos anos haja um crescimento de cerca de 20% anual.
Sudeste concentra maioria dos relacionamentos sugar
Pessoas do Brasil inteiro já apostam no relacionamento sugar, mas a maior parte deles ainda se concentra no Sudeste. Dados levantados pelo MeuPatrocínio revelam que existem 8,36 milhões de adeptos nesta região. Isso equivale a mais da metade dos relacionamentos sugar no país.
A região com menos adeptos é a Norte, com pouco mais de 834 mil pessoas. Esse número é quase 12 vezes menor que o da região Sudeste. O Centro-Oeste também tem um índice bem menor, com pouco mais de 1 milhão. No Nordeste, são 2,173 milhões, enquanto o Sul possui 2,637 milhões.
Por outro lado, o Sudeste é a região que menos cresceu desde 2017. Sua taxa média é de 70,1%. Enquanto isso, o Nordeste, que possui o maior crescimento, possui um índice de 77,8%. Esses números revelam que na região Sudeste, o relacionamento sugar sempre esteve mais consolidado desde o seu início e, por isso, seu crescimento não é tão grande se comparado às outras regiões.
São Paulo é destaque no mundo Sugar
O estado que possui a maior população sugar é São Paulo. São quase 5 milhões de pessoas adeptas a esse modelo de relacionamento. São Paulo tem o dobro de sugar quando comparado com o segundo lugar no ranking, que é o Rio de Janeiro. O índice de todos os outros estados da região Sudeste somados não chega ao total dos paulistas. Além disso, o número é tão grande que ultrapassa a população total de 15 estados do Brasil.
A explicação dessa estatística elevada é o fato de São Paulo ser o estado mais rico do país. “São Paulo ainda é o estado com maior concentração de grandes empresas, homens ricos, poderosos e mulheres incríveis que almejam se relacionar com pessoas que possam lhes oferecer o melhor da vida”, explica Caio Bittencourt, diretor de comunicação do MeuPatrocínio.
O fato de São Paulo ter esse número elevado de sugar é um dos motivos que explica a concentração de pessoas nesse modelo de relacionamento se concentrar no Sudeste do país. Além disso, Rio de Janeiro também possui um número expressivo, com quase 2 milhões de pessoas. Minas Gerais e Espírito Santo também tem destaque no ranking.
Isso revela como na região Sudeste o relacionamento sugar já é mais presente e até mesmo mais normalizado. Portanto, é mais comum que seus habitantes decidam entrar nesse universo. Além disso, há uma maior oferta de homens e mulheres financeiramente bem-sucedidos que podem oferecer uma vida de mordomia aos Sugar Babies, sendo assim um destino procurado neste sentido.
O MeuPatrocínio realiza uma campanha sobre a evolução do mercado Sugar no Brasil. Além de detalhar todos os dados mencionados, traz outras informações e análises, oferecendo um verdadeiro panorama sobre este modelo de relacionamento no país.