Natal
Sungas, cuecas e chinelos
com 50% de desconto
enquanto durar os estoques
Utilize os cupons:
SUNGASPRIDE
CUECASPRIDE
CHINELOSPRIDE
Natal Pride Brasil
CARTILHA

Mês da Visibilidade Trans: TODXS cria guia para boas práticas nas empresas

Lançada nesta quarta-feira (24), cartilha pretende contribuir para aumentar escolaridade da população trans

Publicado em 24/01/2024

TODXS, organização sem fins lucrativos dedicada à promoção da cidadania e do protagonismo de pessoas LGBTI+, lança nesta quarta-feira (24) o Guia de Boas Práticas Mês da Visibilidade Trans e Travestis, uma cartilha com orientações práticas concebida promover a inclusão, inserção e retenção de pessoas trans e travestis nas empresas brasileiras. 

O documento foi disponibilizado nas proximidades do Dia Nacional da Visibilidade Trans (29), que marca o mês de orgulho e luta por mudanças estruturais em espaços públicos e privados desta população. 

“Infelizmente ainda vivemos no país que mais mata pessoas trans e travestis no mundo, por 14 anos seguidos. Não bastando essa perseguição aos nossos corpos, ainda temos que lidar com a falta de empregabilidade e a evasão escolar. Cerca de 90% de pessoas trans e travestis ainda trabalham nas ruas vendendo os seus próprios corpos, segundo dados da Associação Nacional de Travestis e Transexuais. E 82% abandonam o ensino médio entre 14 e 18 anos, segundo a Rede Nacional de Pessoas Trans do Brasil”, destaca a especialista em comunicação da TODXS, Rô Vicentte. 

Na cartilha, estão presentes informações rápidas, como as explicações das diferenças entre orientação sexual e romântica, sexo biológico e expressão de gênero, que podem causar confusão entre pessoas menos familiarizadas com os termos. É possível, ainda, encontrar uma linha do tempo das principais conquistas da população trans e travesti no Brasil e uma lista com as principais formas de discriminação no mercado de trabalho. 

“Há um CIStema feito para nos excluir, uma fórmula criada para que não possamos sair da margem. Esse CIStema, com C, é uma provocação não é só gramatical, mas também para as próprias pessoas que são protagonistas na sociedade. Locais de poder e liderança continuam sendo ocupados por pessoas cisgêneras. É necessário fazer a inclusão acontecer, e este guia contém um passo a passo de como podemos incluir pessoas trans e travestis dentro do mercado de trabalho sem constrangê-las”, finaliza Rô.

A cartilha pode ser acessada aqui

© 2024 Observatório G | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade